Texto e fotos: Gabriel Carvalho
Muito requisitada pelos amantes do surfe e pelos aficionados por esportes radicais, a cidade localizada no Litoral Sul da Bahia agora está mais acessível com a conclusão de um trecho da BA-001. Com um vasto litoral, Itacaré possui 13 praias de rara beleza tanto em sua área urbana quanto no seu entorno.
Abraçada por remanescentes de Mata Atlântica, Itacaré tem ainda cachoeiras, rios, matas agrestes, manguezais e restinga. Tudo isso compõe um belíssimo santuário ecológico na região turística da Costa do Cacau. Esportes como rapel e o rafting reúnem um número cada vez maior de praticantes que chegam à Itacaré em busca de adrenalina e contemplação das belezas.
Tanto potencial natural e a existência de localidades paradisíacas quase virgens fazem com que esse belo destino turístico baiano seja um dos favoritos de artistas, políticos e personalidades do show business. Figuras como a primeira-dama francesa, Carla Bruni e o publicitário baiano Duda Mendonça estão entre os apaixonados que de tanto passar férias adquiriram imóveis ou terrenos neste pedaço de Jardim do Éden localizado em solo baiano.
Dentro da própria cidade, algumas das mais belas paisagens são proporcionadas pela convivência da mata atlântica e a diversidade marinha com a modernidade. Tais características podem ser vistas na Praia da Concha que é repleta de coqueiros. As águas calmas e a faixa de areia são ideais para o banho de mar e as caminhadas em família.
No centro, uma das principais atrações é a Igreja de São Miguel, que fica próxima à Praia da Coroa, local bom para a prática de esportes como o futebol de areia, frescobol e vôlei de praia. Estabelecimentos como pizzarias e sorveterias compõem o cenário e são uma boa pedida para o fim de tarde e também para a hora do jantar.
O ponto de maior agitação de Itacaré talvez seja a Pituba. Local repleto de bares e restaurantes e que reúne centenas de pessoas durante as noites de verão e também nos finais de semana.
O som varia do arrasta-pé do forró pé de serra às batidas da música eletrônica e o balanço do reggae. O Favela é um dos principais points locais e atrai um público bastante diversificado formado por baianos e turistas brasileiros e estrangeiros com idade entre 18 e 35 anos.
Durante o dia, a Praia da Ribeira é uma das mais agitadas, principalmente na temporada de férias e nos fins de semana. Atividades como tirolesa e frescobol também são comuns no local.
Esportes – Para quem gosta de mais aventura e adrenalina, o destino oferece diversos locais para a prática do rafting, canoagem e rapel. O cenário perfeito é a praia de Taboquinhas, também afastada da sede da cidade. Os paredões, corredeiras e cachoeiras completam a atmosfera radical do lugar.
De 2011 a 2014 já estão confirmados cinco grandes eventos incluindo etapas do WQS Mundial.
Leia também: Praias desertas são refúgio
Clique aqui e veja onde ficar
Veja mais fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário