segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Vizinho indesejável

Do G1 - Depois que três urubus se deslocaram da Estrutural, região do Distrito Federal que fica próxima a um depósito de lixo, para o Sudoeste, um dos metros quadrados mais caros de Brasília, os moradores só deixam as varandas fechadas ou recorrem a telas de proteção.


E esta visita não tem horário para acontecer. Certo mesmo é que eles comem fora, de preferência, no chamado 'lixão da Estrutural'. O Sudoeste, eles escolheram só para morar. É a vida de urubu-rei. O síndico do prédio, José dos Reis, já apelou para uma solução ecologicamente correta. Chamou Ibama, Polícia Ambiental, mas os urubus não entraram nessa. “Trouxeram uma armadilha para colocar aqui na sacada, só que os urubus não caíram”, conta José.

Depois da armadilha, nenhuma autoridade apareceu para ajudar. Os moradores pedem socorro sem perder o bom humor e nem uma boa piada. “Já tentei todas as medidas. Inclusive, o urubu é o símbolo dos flamenguistas e eu já tentei até colocar uma bandeira do Vasco, mas não resolveu o problema. Ainda bem que sou botafoguense”, brinca um morador.

Mas que ventos os levaram para lá? Nem o biólogo do Ibama entende. “Não é comum que eles estejam em locais como este. Ou eles chegaram com uma corrente de vento que os trouxe até aí e não conseguiram mais sair ou eles realmente vieram porque encontraram alimento e se instalaram”, tenta explicar o gerente de fiscalização Ibama, Hugo Américo.

A visita já está com os dias contados. Depois da reportagem do Bom Dia DF, o Ibama informou que irá enviar equipes ao Sudoeste para retirá-los de lá. O órgão apela aos moradores que não tentem removê-los por conta própria porque os animais são protegidos por legislação ambiental.

Nenhum comentário: