terça-feira, 14 de abril de 2009

Oscar de la Roya pendura as luvas

Como era aguardado, o norte-americano Oscar de la Hoya anunciou nesta terça-feira (15/04) sua aposentadoria definitiva dos ringues. Durante uma coletiva de imprensa realizada em Los Angeles, o ex-campeão mundial afirmou que não subirá mais ao ringue, permanecendo apenas com a função de empresário, que vinha exercendo simultaneamente.

De la Hoya, um dos lutadores mais carismáticos dos Estados Unidos e também voltado à comunidade hispânica no país pela origem mexicana, ficou conhecido como "Golden Boy" (Garoto de Ouro) pela sua primeira grande conquista no boxe, com a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.

Como profissional, sua carreira seguiu com o mesmo brilho. De la Hoya conquistou dez cinturões mundiais, por seis categorias diferentes de peso, sendo considerado em seu auge o melhor pugilista entre todas as divisões da modalidade."Esta era uma decisão que eu já estava pensando, imaginando se eu poderia fazer isso mais uma vez", afirmou De la Hoya, durante o anúncio.

"Saber que você nunca competirá novamente é uma decisão dura, mas agora eu estou olhando para o futuro do boxe. Quando percebi que não podia mais competir no mesmo nível, cheguei à conclusão de que deveria parar."Aos 36 anos, o veterano norte-americano escolheu o Staples Center, em sua cidade natal, para anunciar o fim da carreira, encerrada com derrota. "O boxe é minha paixão, é o que nasci para fazer", afirmou um emocionado De la Hoya. "Não é justo para mim e nem para os meus fãs continuar lutando se não tenho mais condições."

Em seu último combate, há quatro meses, De la Hoya tentou a sorte contra o filipino Manny Pacquiao, considerado melhor lutador da atualidade, e não teve sucesso: deixou o combate no oitavo assalto. Segundo o ex-lutador, foi com esta derrota que ele percebeu que não poderia continuar.

Com o resultado, o ex-campeão totalizou 39 vitórias em sua carreira, com 30 nocautes, e seis derrotas. No entanto, sua carreira já vinha em declínio, com revezes frente a lutadores mais jovens e em ascensão no mundo do boxe. Foram quatro derrotas em suas últimas sete lutas, entre elas para Floyd Mayweather Jr, antecessor de Pacquiao como o melhor entre todos os pesos.

O primeiro título de De la Hoya veio em 1994, quando tinha apenas 21 anos. Lutando entre os superpenas, nocauteou o compatriota Jimmi Bredahl no décimo assalto e ficou com o cinturão.

No mesmo ano, decidiu subir de categoria e, entre os leves, tornou-se campeão sobre o mexicano Jorge Paez. Uma de suas vitórias mais memoráveis foi contra o lendário Julio Cesar Chávez.

No primeiro combate entre eles, em 1996, o norte-americano já passara a lutar entre os meio-médios ligeiros e mais uma vez conquistou um título, com nocaute no quarto assalto. Na revanche, em 1998, nova vitória de De la Hoya.

Outros nomes de peso que caíram diante do norte-americano foram Fernando Vargas e Arturo Gatti, entre outros.

Nenhum comentário: