segunda-feira, 14 de março de 2011

Buenos Aires reúne charme e requinte de metrópole com aspectos tradicionais da cultura portenha


Texto e fotos: Gabriel Carvalho

Ao caminhar pelo centro da capital argentina é fácil perceber porque a cidade é uma das mais charmosas do mundo. A combinação entre a arquitetura que mescla prédios antigos e modernos com a temperatura que traz uma sensação de frio agradável torna inesquecível o passeio pela cidade sul-americana.

Ao sul da capital argentina estão os bairros mais tradicionais como La Boca e Caminito. Casas e prédios antigos, bares e alguns museus representam os principais contornos da faixa mais conservadora da cidade. Na parte norte, os ousados arranha-céus e um toque de glamour dado pelos automóveis de última geração e pelos estabelecimentos de luxo como lojas de grife, cafés e boates caracterizam bairros como Palermo e Puerto Madero.

Um dos lugares mais notáveis de Buenos Aires é, sem dúvida alguma, a Avenida Nove de Julho. Com suas pistas alargadas, por onde passam milhares de pessoas e veículos todos os dias, ela tem seu traço de modernidade dado por dezenas de painéis eletrônicos, que exibem marcas de multinacionais de todos os segmentos. O tom cosmopolita da avenida é ratificado pela grande presença de ônibus urbanos e de turismo e também de hotéis, restaurantes e cadeias internacionais de fast food.

Ao passar pela Nove de Julho, no cruzamento com a Rua Corrientes, é possível encontrar um dos maiores símbolos da capital argentina. El Obelisco, como é chamado pelos moradores locais, é a principal atração turística da Praça da República. Construído em 1936, o monumento possui em cada um dos seus quatro lados, inscrições em homenagem a ex-presidentes e figuras políticas argentinas.
Foto do Obelisco: Gabriel Carvalho

A imponente construção, que constantemente serve como referência para protestos e lançamento de campanhas publicitárias e de utilidade pública, também homenageia o quarto centenário da primeira fundação de Buenos Aires.

Ao continuar o passeio pela capital argentina é impossível não deixar de visitar o complexo La Boca-Caminito. Em La Boca, quase tudo lembra o time local, o Boca Juniors.

O estádio de La Bombonera é um verdadeiro museu da história do clube por onde passou o maior ídolo da história do futebol argentino: Diego Armando Maradona. O ex-jogador da seleção da Argentina é lembrado com pinturas em muros e camisetas, fotografias e até em pequenas estátuas.

Ainda em La Boca, é possível adquirir camisetas do time local e souvenires em espécies de mini-shoppings que lá estão instalados.
Em Caminito é possível ver exposições de artistas plásticos e parar para um drink ou para a degustação de sanduiches e petiscos variados. Uma boa sugestão é o sanduíche de chorizzo e filé que é vendido nos bares.
No bairro também é comum encontrar casais que fazem exibições de tango a céu aberto. As casas coloridas, geralmente com roupas estendidas na varanda são as outras características do bairro que é um dos mais antigos e tradicionais da cidade.

 Leia também



Nenhum comentário: