terça-feira, 11 de outubro de 2011

Piercing no umbigo, sensual ou vulgar?

Texto: Gabriel Carvalho

No início dos anos 2000 surgiu uma nova mania entre as mulheres brasileiras: o piercing no umbigo. Famosas de A a Z e também mulheres consideradas as dos sonhos por qualquer marmanjo como Carla Perez, Gisele Bündchen, Luciana Gimenez, Tiazinha, dentre outras aderiram à nova moda que para alguns é tida como sensual e para outros como vulgar. Numa pequena sondagem, ouvi homens e mulheres de todos os segmentos para tentar obter um consenso ou uma polêmica acerca do acessório que ainda possui um grande número de adeptas, após dez anos do início do auge.

Também adepta de próteses de silicone nos seios e dona de um bonito corpo, a jornalista Natália Leoni, 26 anos, usa um piercing no umbigo há oito e acha que a peça a deixa mais sensual. Perguntada sobre uma possível vulgaridade no utensílio, ela afirmou que a opinião varia a cada ponto de vista e diz também que nunca recebeu reclamação dos namorados que teve. “Eles sempre adoraram”, comenta.

A recepcionista Patrícia Santos, 28, concorda com Natália e disse que os homens enlouquecem quando ela fica com a barriga à mostra. “O único incômodo foi que o local onde furei (no umbigo) inflamou duas vezes”, conta. Segundo Patrícia, a inflamação se deu porque ela “comeu coisas remosas” no período da cicatrização.

A jornalista Joci Santana, 28, afirmou que o maior incômodo está em alguns modelos de pingentes “que chegam a enganchar na roupa”, por isso ela prefere os mais discretos.

Do contra - Apesar dos relatos que remetem à beleza e a sensualidade, há quem não simpatize muito com o acessório.

O publicitário Zeca de Souza, 31, radicaliza: “Pra mim isso é coisa de Kelly Cyclone”, numa referência jovem que tinha envolvimento com o tráfico de drogas e foi assassinada neste segundo semestre. Zeca disse ainda que se arrumasse uma namorada que fizesse uso de piercing no umbigo, a convenceria a tirar.

O estudante de direito Caio Alfano, 23, disse que não chegaria a tanto, mas também não curte a utilização de piercings no umbigo. “Não acho bonito”, afirma. O mesmo se dá com a coordenadora de projetos, Andreia Brandão, 41, que não condena quem usa, mas garante que nunca colocaria o pequeno brinco.

Já o turismólogo Fernando Piñero, 27, disse que a utilização dos piercings por parte das mulheres é mais uma “escravização” imposta por padrões da moda.

Bem sucedidas – A executiva de contas paulista, Marcela Miranda, 23, e a enfermeira Thais Marques, 30, são exemplos que contrariam a relação do piercing no umbigo com a imagem de vulgaridade. Com carreiras bem definidas e autonomia financeira, elas afirmam que o acessório é muito bem aceito entre os homens e que as deixam mais sexy e mais bonita. Thais faz uso do enfeite há dois anos e Marcela usa desde a adolescência. “Até hoje só tive elogios. Acho que a vulgaridade está mais relacionada às pessoas e não ao piercing”, disse.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que depende tb do piercing, uso porem nada estravagante pois axo os que são cheios de pigentes muito vulgar, prefiro os discretos.

JULIANA CUNHA disse...

USEI A MUITO TEMPO ATRÁS,QUANDO INICIOU A MODA,NESSE TEMPO EM QUE UMBIGO SEM PIERCING NÃO ERA UMBIGO...AFF!ATÉ QUE UM DIA ABUSEI DEVIDO VER TODA (PIRANGUEIRA) USANDO,TRATEI LOGO DE TIRAR O MEU.