segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Espetacularização da desgraça

O seqüestro da garota Eloá, de apenas 15 anos, foi uma clara demonstração de que a desgraça alheia é responsável pelo grande interesse do público em ver ou ler coisas sobre o tema. Nem a crise econômica mundial teve tanta evidência na tv, jornais ou sites de informação nos últimos dias.

O caso em que o jovem Lindemberg manteve a ex-namorada como refém por mais 60 horas acabou ofuscando milhares de coisas que aconteceram em todo o país, durante o período do seqüestro que terminou em tragédia.

Agora que a jovem morreu, o ex-namorado foi preso, a amiga está fora de perigo, resta a imprensa levar aos estúdios de tvs e às páginas de jornais, relatos de psiquiatras, psicólogos, promotores, advogados e outros profissionais para repercutir o tema. Passada a missa de sétimo dia, as câmeras e holofotes se voltarão para outra desgraça em qualquer canto do Brasil.

4 comentários:

Unknown disse...

Realmente este caso já passou dos limites. Desgraça alheia é que vende. Devemos mudar este pensamento. A forma como estão cobrindo o assunto já se tornou uma falta de respeito para com os familiares da vítima Eloá.

Unknown disse...

Primeiro foi o caso dos Nardoni e agora esse outro. É triste, mas a violência fascina as pessoas.
E cada vez mais vamos continuar assistindo à banalização do sexo, da violência...E viva ao nosso circo eletrônico!

um thiago qualquer disse...

Me permita discordar do seu ponto de vista. Realmente, há (e sempre haverá) os excessos da imprensa na exploração de casos desse tipo. Mas essa história do seqüentro é um típico caso em que a imprensa tem um papel fundamental a cumprir, que é o esclarecimento e a cobrança das responsabilidades pela desastrada atuação da polícia, que em última instância, foi tão culpada pela morte da menina quanto o cara que atirou. É diferente de outros casos em que há apenas a intenção de explorar o sensacionalismo. Aqui há o legítimo e necessário papel de mobilização da opinião pública pelo aperfeiçoamento das nossas instituições.

Wesley Sobrinho disse...

Isso é uma descrição precisa do comportamento irresponsável adotado pela mídia para cobrir esta e outras desgraças. É uma motivação para a seguinte...