quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Padre Cícero, o Redentor do Sertão

Risco em nome da fé
x
Eu bem que poderia começar essa história pelo começo, mas é com os riscos em nome da fé, que abro esta série sobre Cícero Romão Batista, um cearense do Crato que mudou o destino da vizinha Juazeiro do Norte, a 565km de Fortaleza, capital do Ceará.
x
É exatamente desta forma (foto), em cima de caminhões pau-de-arara, de grande e pequeno porte, que a maioria dos romeiros chega a Juazeirodo Norte.
x
Normalmente, eles vão em família e viajam centenas de quilômetros. Quase todos chegam de cidades da Região Nordeste, quase sempre para conhecer a cidade santuário ou para agradecer a graça alcançada.
x
Perguntados sobre os riscos, os romeiros respondem com uma pergunta: que risco, se estamos protegidos por Deus e pelo Padim? Aliás, Padim, é o termo usado por todos os devotos do Padre Cícero, desde as crianças até os mais velhos.
x

Fiel ora em agradecimento
x
E a fé dessas é realmente impressionante. Dados oficiais da Igreja Matriz de Juazeiro apontam que 2,5 milhões de pessoas assinam o livro de registro todos os anos. Apesar disso, autoridades ligadas ao turismo acreditam que esse número pode chegar a 4 milhões, uma vez que muitos não chegam a deixar assinatura, e eu - que passei dois dias na cidade - sou um bom exemplo disso.

Visão de quem pede a bênção

2 comentários:

turbina de ideias disse...

Gostei desta sequência, Gabriel. Obrigado pela referência.Fiquei lisonjeado.

Andreia Santana disse...

Você deixou assinatura, virtual para quem lê o blog, indelével pelas marcas que a viagem deixou em você.