quarta-feira, 4 de março de 2009

Ao mestre com carinho

Do A TARDE - Ele mesmo situava. “Sou um caboco rocêro”, versou, lembrando sua falta de instrução escolar. “O meu verso tem o chêro/ Da poêra do sertão;/ Vivo nesta solidade/ Bem destante da cidade/ Onde a ciença guverna”. E, categórico, resumia: “Tudo meu é naturá”. Ele era assim, acreditava nos desígnios e, de sua pequena Cariri (CE), enxergava com sabedoria os horizontes de um mundo que pouco percorreu como Antônio Gonçalves da Silva – mas que muito labutou como Patativa do Assaré.

Nesta quinta-feita, dia 5, o poeta, compositor, cantor, improvisador, violeiro, cordelista e agricultor completaria cem anos. Morreu com 92 anos, mas sua figura permanece como um dos maiores nomes da literatura popular do País, com contornos míticos de um gênio nos confins do sertão, numa produção calcada na oralidade, na qual não se dispensa a entonação, as expressões faciais e a performance.

Patativa criava versos de memória, como reza a tradição oral, e na memória permaneceram até o fim da sua vida. Lembrava de todos, que ao longo da vida foram lançados em livros e folhetos (mas ele não se considerava cordelista). Tem os que ele denominava de “matutos” (com um falar mais cotidiano) e os de linguagem culta, como sonetos.

Daí a genialidade do trovador nordestino, cuja amplitude dos versos – seja temática, seja de gênero – sempre encantou e intrigou seus ouvintes e leitores, inclusive os acadêmicos. O jovem que frequentou a escola apenas poucos meses, onde aprendeu a ler sem pontuação, como ele disse, acabou ganhando nada menos do que cinco títulos Doutor Honoris Causa. Homenagens, prêmios e reconhecimentos não lha faltaram.

Marido de uma rapadeira de mandioca, com quem teve cinco filhos, Patativa fez da pequena Serra de Santana seu mundo, da terra tirou seu sustento, sua luta política e seus versos sobre o povo nordestino. “Deste jeito Deus me quis/ E assim eu me sinto bem;/ Me considero feliz/ Sem nunca invejá quem tem/ Profundo conhecimento”, mandou seu recado em Aos Poetas Clássicos.

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