quarta-feira, 11 de março de 2009

Crise econômica abre espaço para a Máfia

A desaceleração da economia global está dando uma oportunidade à máfia italiana de comprar empresas em dificuldades e aumentar sua participação na economia. De acordo com relatório dos serviços de inteligência do país, os criminosos estão procurando usar o dinheiro do tráfico de drogas e de outras atividades ilegais para comprar participações nos setores de varejo, turismo e imobiliário da Itália, disse o relatório ao Parlamento. "O desemprego e a redução do crédito têm sido, e devem continuar a representar, condições favoráveis para a exploração pelo sistema criminoso", disse o documento.

Empresas com problemas de caixa se tornaram vulneráveis a agiotas e mafiosos, acrescentou. O crime organizado também poderia encontrar novos recrutas entre o crescente número de desempregados.

Acredita-se que as quatro maiores organizações mafiosas da Itália --'Ndrangheta, da Calábria; Cosa Nostra, da Sicília; Camorra, de Nápoles; e Sacra Corona Unita, de Apúlia-- sejam responsáveis por uma grande parte da produção econômica do país.

Nenhum comentário: