segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ceará aprova projetos para viciados em crack

Fonte: Blog do Eliomar

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e o Ministério da Saúde aprovaram projetos de sete comunidades terapêuticas do Estado que atuam em ações de apoio a usu´pariso do crack e outras drogas. O Ceará foi o quinto colocado no número de projetos aprovados. De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Cepod), Hermann Normando, o Ceará contará com mais 123 leitos, para tratar dos usuários de drogas.

Em todo País foram aprovados 78 projetos provenientes de 12 Estados e do Distrito Federal (DF). Eles serão beneficiados com o apoio financeiro do Governo Federal para utilização de 985 leitos de acolhimento aos usuários de drogas em comunidades terapêuticas de 76 municípios.

O Governo Federal destinou R$ 410 milhões para as ações imediatas previstas no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, que serão utilizados na execução dos projetos aprovados. O Plano foi instituído pelo Presidente da República, através do Decreto
nº 7.179 de 20 de maio de 2010, para tratar da prevenção, do tratamento e da reinserção social dos usuário de drogas lícitas e ilícitas. A ideia é estruturar, integrar, articular e ampliar as ações
voltadas para dependentes químicos, contemplando a participação dos familiares e a atenção aos públicos vulneráveis como crianças e adolescentes.

Aprovados em todo País – 78

Estados beneficiados – 13

Total de leitos – 985

NO CEARÁ

Aprovados – 7

Total de Leitos – 123

Comunidades Beneficiadas no Estado

Associação Ágape – 20 leitos

Projeto o Martelo de Jesus – 20 leitos

Obra Social Nossa Senhora da Glória Fazenda Esperança – 20 leitos

Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade – 20 leitos

Centro de Recuperação Nova Vida – 20 leitos

Fazenda Esperança – 20 leitos

Crema – 3 leitos

(Com SSPDS e MJ)

Nenhum comentário: