segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Chuvas provocam estragos no Ceará

Fonte: Uol


O Estado do Ceará sofre há pelo menos uma semana com a ocorrência de fortes chuvas. Desde a última sexta-feira (7), o mau tempo se intensificou e 129 municípios cearenses registraram altos índices pluviométricos.

A maior precipitação ocorreu ontem na cidade de Viçosa do Ceará, com 164,2 milímetros. Também choveu bastante nos municípios de Cascavel (160 mm), Amontada (159 mm), Acarape (150 mm), Iracema (149 mm), Santa Quitéria (138,6 mm) e Morada Nova (138 mm). Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os índices estão acima da previsão para todo o mês de janeiro, exceto na cidade de Viçosa.

As chuvas em excesso causaram alagamentos nestas localidades, mas ainda não há informações sobre desabrigados ou desabamentos.

Em Fortaleza, choveu em apenas um dia mais do que o previsto para todo o mês: foram 128 milímetros da madrugada de domingo até as 7h desta segunda-feira (10), segundo a Funceme, quando a média mensal é de 120 milímetros. “Choveu mais de 250 milímetros nos últimos dez dias na capital cearense, o que é um grande volume”, afirma o meteorologista Paulo Barbieri.

Nesta segunda-feira, a Defesa Civil de Fortaleza registrou 53 ocorrências como alagamentos e ameaças de deslizamento de terra, além de desabamentos. O órgão, no entanto, informou que o balanço oficial e detalhado das ocorrências do dia será divulgado apenas no final da tarde.

A situação é mais grave nos bairros da periferia, onde os alagamentos ocorrem em maior proporção. Grandes buracos se abriram em avenidas como a Perimetral e outras regiões da cidade onde estão sendo realizadas obras.

Para os próximos dias, os institutos de meteorologia preveem chuva isolada nas regiões do litoral e áreas próximas, além da Ibiapaba, Baixo Jaguaribe, Sertão Central e Inhamuns.

Acidentes e engarrafamentos

Na capital, 14 semáforos deixaram de funcionar na manhã desta segunda-feira (10), provocando engarrafamento e transtornos à população que chegou mais tarde no serviço. A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) informou que os equipamentos voltaram a funcionar depois das 10h.

A Polícia Rodoviária Federal também recomendou que os motoristas evitassem a BR 116, principal saída de Fortaleza. Desde a noite de domingo, 14 acidentes foram registrados na rodovia, sendo que quatro pessoas ficaram feridas. A ocorrência mais grave se deu por conta de um capotamento próximo à localidade de Messajana, na região metropolitana da capital, mas ninguém ficou ferido.

Um comentário:

Eduardo Pelosi disse...

A imprensa nacional quase não cita o problema. Se fosse no Sul ou Sudeste, todos estariam mobilizados. É lamentável!