Poucos sabem, mas os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (2011) estão a todo o vapor. Neste sábado (15), o Brasil conquistou o seu primeiro ouro com a natação, o que pode representar uma participação coroada com muitas medalhas.
Apesar disso, volto a repetir, poucos no país sabem que o palco do tricampeonato mundial brasileiro em 1970 é a sede do principal conjunto de competições esportivas das Américas. E por que será que poucos têm conhecimento? O Pan não está passando na TV? Sim, está na Rede Record, está nos jornais e nos principais veículos de comunicação, entretanto a grande massa desconhece isso.
Jornalistas, publicitários e outros formadores de opinião conhecem e aplaudem a qualidade e o talento dos profissionais da Record, emissora que mais cresce no Brasil. Apesar disso, não há como esconder que a sua grande rival, a Globo, é dona de uma fórmula que reúne boa comunicação e da penetração entre as massas.
Basta ver a exibição das dezenas de edições do dantesco Big Brother Brasil, onde pessoas como eu, que odeiam esse programa, ficam por dentro de todos os assuntos do Reality Show que representa um espetáculo de horrores diariamente durante o verão. Com a Seleção Brasileira de futebol é a mesma coisa. De quatro em quatro anos, somos contaminados com uma injeção de patriotismo exacerbado e nos vestimos com a camisa do time canarinho, esquecemos os problemas e presenciamos um Jornal Nacional com 70% das suas matérias só voltadas para o time do Brasil, 20% relacionadas às outras seleções e 10% voltadas para os temas jornalísticos factuais.
Claro que a conta citada acima é empírica, mas essa é a sensação que temos quando assistimos à programação da emissora carioca durante as copas.
Voltando ao Pan, lembramos que se a Globo estivesse transmitindo os jogos, fatalmente seriamos interrompidos na hora da novela para ver a conquista de mais uma medalha, o mesmo acontecendo durante a exibição de um filme ou de um programa qualquer. Ou seja, seriamos invadidos pelo sentimento de brasilidade e estaríamos acompanhando o quadro de medalhas com mais interesse nos grandes portais de internet, no jornal e na TV, tanto é que a diração do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), faz seu mea culpa, mas pisa em ovos com relação a Record.
Apesar da pouca exposição do Pan entre as grandes massas, o que nos resta é torcer para que o Brasil tenha uma participação melhor que a de 2007 no Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário