Texto: Gabriel Carvalho
Foto: Agência Reuters
Como jornalista, sei que futebol não é a minha praia, mas como admirador e entusiasta do esporte mais emocionante do mundo, ouso a colocar aqui algumas opiniões sobre o cenário internacional da bola nos dias atuais.
Ao voltar de um final de semana fascinante em Morro de São Paulo, no Litoral da Bahia, resolvi retornar ao mundo real acompanhando a partida entre Alemanha e Holanda, realizada em Hamburgo, no território germânico. Se por um lado havia três títulos mundiais (1954, 1974 e 1990), do outro nada mais nada menos que a atual vice-campeã do planeta (2010).
Quem esperava um jogo equilibrado, viu uma Alemanha vibrante e com belos toques de bola que garantiriam um 3x0 incontestável. O terceiro gol, por exemplo, marcado por Ozzi, mostrou que, ao contrário de um futebol pragmático sempre apresentado em outros tempos, os germânicos estão demonstrando muito espírito de equipe, obediência tática e jogo bonito.
Desta forma, os alemães avisam que não estão para brincadeira e prometem dar muito trabalho aos adversários nos próximos três anos. O primeiro grande teste será a Eurocopa 2012.
Força na América do Sul
Quem também ressurgiu para o futebol nos últimos dois anos foi a seleção uruguaia. A mística Celeste Olímpica, bicampeã mundial (1930-1950) deu a volta por cima, após duas décadas de fracassos, com exceção da conquista da Copa América de 1995, e já se comporta novamente como um grande do futebol mundial.
Após a quarta colocação na Copa da África, em 2010, o Uruguai, dos conhecidos, Loco Abreu e Lugano, confirmou o bom momento e conquistaram novamente a América. Na Libertadores, o Peñarol voltou a fazer uma boa campanha depois de muitos anos e ficou com a segunda colocação no torneio, fazendo com que um clube uruguaio retomasse uma posição de destaque no torneio.
Para completar, os primeiros campeões mundiais da história do futebol lideram as Eliminatórias da Copa de 2014. Será que vem um novo maracanaço por aí?
3 comentários:
O seu comentário está mto bom, com colocações pertinentes, porém não concordo qd vc diz q futebol n é sua praia. Primeiro pq vc ja teve um programa sobre futebol na R.Metrópole, depois pq, ao assistir aos jogos ao seu lado, vc faz comentários sempre acertados q em seguida ouço os comentaristas fazendo colocações na mesma linha q a sua.
Bela esplanação,concordo com você ao se referir da Alemanha,vai incomodar bastante nos próximos campeonatos e chegar como uma das favoritas ao título em 2014,quanto ao Uruguai,não acredito que chegará com força em 2014,pois tem um time velho.....abraço!!!
Valeu Valmário, obrigado pela audiência. Quanto a vc meu amor, é a minha fã número 1.
Postar um comentário