Segundo a coordenadora do projeto, a pesquisadora Glória Teixeira, as observações cientificas apontam que pacientes acometidos por dengue só buscam os serviços de saúde a partir do terceiro dia de início da febre. Assim sendo, os sistemas de vigilância epidemiológica só conseguem detectar aumento no número de casos da doença, aproximadamente duas semanas após seu início, o que compromete o desencadeamento de ações de controle efetivas e em tempo oportuno.
Ainda de acordo com a pesquisadora, a internet pode se constituir em uma poderosa ferramenta auxiliar da vigilância epidemiológica, caso haja adesão da população ao denguenaweb, visto que este site gerará informações atuais, online, situação esta que vai possibilitar aos gestores do SUS a adoção das providências necessárias para pronta execução dos Planos de Contingências.
“Evidentemente, que este projeto só será vitorioso se contar com a participação de toda a sociedade. Para tal, necessitamos do engajamento dos veículos de comunicação, setor que desempenha papel fundamental na conscientização da população quanto a importância de sua contribuição para esta campanha de aperfeiçoamento de um Programa de Saúde Pública”, diz Glória Teixeira.
Casos registrados em 2011
Somente em 2011, mais de 54 mil casos de dengue foram registrados no estado. Salvador, Feira de Santana, Guanambi e Itabuna são as cidades com o maior número de ocorrências.
Serviço
Local: Sala dos Conselhos da Reitoria da Universidade Federal da Bahia
Data: 08/11/2011
Horário: 8:30 às 10:30 hs
Nenhum comentário:
Postar um comentário