terça-feira, 28 de agosto de 2012

Mais saúde e menos peso



Gabriel Carvalho

A respiração ofegante, decorrente da falta de ar e o cansaço após mínimos esforços físicos foram fundamentais para uma reflexão e a decisão de procurar uma tríade formada pelo cardiologista, endocrinologista e nutricionista, algo até então nada habitual para um jornalista, de 32 anos, sedentário e apreciador de doces, frituras, muita, mas muita Coca-cola.
No cardiologista, foi passado de cara um teste de esforço e, no momento da avaliação, o primeiro susto: aquele cansaço regressara mais rápido. Isso renderia um encaminhamento a uma endocrinologista que, na primeira consulta, detectou obesidade de grau 1 após a balança detectar 99kg distribuídos em 1,74 m de altura.
Na tal entrevista, ela ouviu do personagem dessa história o relato de que ele consumia quase dois litros de Coca-cola por dia, num vício que beirava a dependência química. A primeira reação foi tentar convencê-la que poderia reduzir, o que foi aceito pela profissional, que o encaminhou para a nutricionista.
Essa outra profissional, por sua vez, foi taxativa e determinou que o refrigerante fosse eliminado sumariamente, assim como o açúcar e outros alimentos considerados prejudiciais à saúde.
O início pra valer- Ao sair do consultório da nutricionista, o nosso personagem relutou em abandonar o seu principal vício, mas enfim, decidiu, no dia 10 de julho de 2012, iniciar o processo de reeducação alimentar, fez um supermercado baseado na dieta receitada pela profissional e também matriculou-se na academia.
         A primeira prova de fogo veio quatro dias depois, numa grande festa de aniversário, onde foram servidos pratos das culinárias baiana e cearense. Baião de dois, feijão verde, escondidinho de carne do sol, dentre outras iguarias estavam no cardápio que tinha ainda pudins e pavês como sobremesa. A velha Coca-cola também estava sendo servida à vontade e bem gelada, assim como a cervejinha.
         Sabe qual foi a reação do nosso herói? Caiu na salada, peito de frango grelhado e uma mínima porção de arroz. Pra beber, Guaraná Antarctica Zero. É... assim começava a mudança de hábito.
Resultados – A combinação malhação e reeducação alimentar rendeu bons frutos e, após 50 dias, nada menos que dez quilos foram eliminados, assim como a faixa de obesidade grau 1 e também parte da papada e da barriguinha, antes indesejável. Com eles, também entraram em processo de extinção as dores musculares, o cansaço com o mínimo esforço e o mal dormir.
         Se por um lado houve todas essas perdas, por outro houve ganhos como a melhora da autoestima com as roupas ficando folgadas, os colegas de trabalho elogiando a redução de peso e a esposa contente e feliz.


         

8 comentários:

Unknown disse...

Estou seguindo nesse ritmo também! É preciso cuidar da saúde.

Gustavo Castellucci disse...

Grande Poeta. Parabéns pela vida nova!

Henrique Brinco disse...

Chocado! Parabéns Gabi! Tomara que continue na sua saga. Eu, infelizmente, larguei a academia há algumas semanas. Seu post me motivou a voltar. Que sirva de exemplo para a galera que acha que tudo se resolve com o bisturi.

Dayse disse...

Gabriel fico muito feliz por essa sua conquista. Que você continue a eliminar peso (pois tudo que se perde pode ser achado)e vou aproveitar o embalo e me reeducar também.

Ana Paula disse...

Gabi,

Parabéns!

Também estava com respiração ofegante e sentindo uma indisposição descomunal.

Estou frequentando a academia e realmente os resultados são compensadores.

Continue assim porque agora até que você dá um caldo (light, rss).

Bjinhos
Paulinha

Pegadas na Areia disse...

Muito bom ler isso, Gabi!

hahaha

O seu emagrecimento ao longo do tempo foi algo nítido e sempre pontuado por nós, seus colegas de trabalho.
Continue seguindo rigidameeente a dieta, viu? hahah Você já conseguiu resultados ótimos, mas é importante vigiar sempre para não fugir do foco.

:)

Beijos!

Pegadas na Areia disse...

Muito bom ler isso, Gabi!

hahaha

O seu emagrecimento ao longo do tempo foi algo nítido e sempre pontuado por nós, seus colegas de trabalho.
Continue seguindo rigidameeente a dieta, viu? hahah Você já conseguiu resultados ótimos, mas é importante vigiar sempre para não fugir do foco.

:)

Beijos!

Camila França disse...

Gabi,

Parabéns!Força querido!
Tmb estou na mesma pegada e já eliminei 12kg. Não foi no tempo que almejava, mas foi e isso é o que importa.

Abração