sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Salvador sedia Fórum Internacional de Ciência e Tecnologia em Dengue

Evento reunirá especialistas do mundo inteiro na capital baiana

Especialistas brasileiros e estrangeiros estarão em Salvador do próximo domingo (25) até quarta-feira (28), para discutir estudos relacionados à dengue no mundo, sobretudo no Brasil. O IV Fórum Internacional de Ciência e Tecnologia em Dengue é coordenado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Ufba.

Mais de 20 convidados internacionais estão incluídos na programação do evento. Trata-se de pesquisadores de importantes instituições internacionais, a exemplo do CDC, dos Estados Unidos, Oxford, do Reino Unido/Vietnam, Opas, dentre outras.

Do Brasil, profissionais de saúde e pesquisadores de vários estados e instituições de pesquisa estarão presentes a exemplo da Ufba, Fiocruz, UFRJ, UFRS, UFRP, USP, UFCE, Instituto Evandro Chagas, além de secretarias Estaduais e Municipais da Saúde.

O objetivo do encontro é debater sobre o atual estágio do conhecimento no campo da epidemiologia, clínica e medidas de prevenção de dengue. “Ao identificar lacunas e avanços, o relatório deste evento disponibilizará informações relevantes que deverão contribuir para elaboração de agendas de pesquisas na área de Dengue, além de apresentar sugestões para o aprimoramento das ações de controle e tratamento da doença”, afirma a pesquisadora baiana Glória Teixeira. 

Um dos temas deste evento será "Vacinas Candidatas Contra Dengue" que se encontram em fase adiantada de desenvolvimento. Além da comunidade acadêmica nacional e internacional  participarão pesquisadores de algumas  indústrias farmacêuticas que, certamente, trarão informações atuais sobre o estágio de desenvolvimento destas vacinas.

Situação de dengue na Bahia

O estado da Bahia registrou, até o mês de outubro deste ano, 68.414. casos de dengue, o que representou um aumento de 31,6% em relação ao ano de 2011.

Dos 417 municípios baianos, 96% notificaram casos de dengue nos seus territórios de abrangência. Salvador, Itabuna, Feira de Santana, Ihéus,  Senhor do Bonfim, Guanambi, Serrinha, Jacobina, Jequié e Teixeira de Freitas concentram  aproximadamente 45% dos casos do estado.

Destes 10 municípios Salvador ocupa o último lugar em relação a incidência acumulada da doença com 10,2 casos por 100 mil habitantes. Já os municípios de Senhor do Bonfim, Serrinha , Guanambi e Jacobina lideram o ranking de cidades com incidências acumuladas de 4210.31, 3357.12, 2096.77, 2085.73 casos por 100 mil habitantes, respectivamenta.

Na Bahia, 27 pessoas morreram vítimas da doença até outubro de 2012, sendo que quatro delas eram de Salvador.

Sistema na web criado pelo ISC-Ufba ajuda a monitorar os casos

A situação epidemiológica de dengue no estado da Bahia fortalece a necessidade de avançar com novas tecnologias de vigilância ativa da doença. O site Denguenaweb (www.denguenaweb.org), desenvolvido pelo Instituto de Saúde Coletiva e Instituto de Física da UFBA, implantado em novembro de 2011, continua em funcionamento contando com adesão de centenas de internautas de Salvador.

Conforme Glória Teixeira, a ferramenta ajuda a captar, em tempo real, informações sobre o comportamento da dengue na cidade. “Com a aproximação do verão, período no qual a transmissão do vírus do dengue se intensifica, a população deve ficar alerta para informar por meio do site se está ou não apresentando sinais e sintomas de dengue (febre, dor de cabeça, dores musculares, manchas vermelhas pelo corpo, etc). Desse modo, a população estará contribuindo para que através deste sistema de notificação seja possível alertar, precocemente à população e os serviços de saúde de as áreas onde a doença está ocorrendo visando intensificar  as ações de combate ao mosquito transmissor”, afirma.

Veja dicas para evitar a proliferação do  Aedes aegypti:

- Manter sempre as caixas d’água e toneis fechados com as tampas adequadas;
- Remover folhas, galhos e objetos que possam impedir a água de correr pelas calhas;
- Não deixar água de chuva acumulada na laje de casa;
- Lavar tanques semanalmente com escova e sabão;
- Colocar as garrafas com a boca voltada para baixo;
- Colocar areia nos vasos de planta;
- Entregar pneus velhos ao sistema de coleta de lixo ou mantê-los sem água acumulada em seu interior;
- Manter as lixeiras bem fechadas;
- Não jogar lixo em terrenos baldios;

Nenhum comentário: