domingo, 7 de julho de 2013

Ilhéus, terra do chocolate, Jorge Amado e belas praias

Catedral de São Sebastião - Foto: Gabriel Carvalho

O que Suíça e Bélgica têm a ver com a Bahia? De início a gente não pensa em nada, mas a resposta está num produto muito apreciado no mundo inteiro: o chocolate. Se os europeus têm no doce que representa o romantismo, um motivo para atrair visitantes, a Boa Terra não é diferente. 

Dona da produção de 70% de todo o chocolate feito no Brasil, a Bahia tem um algo mais se comparada aos outros destinos. Com um litoral de 1,1 mil km, a terra de todos-os-santos e também de Jorge Amado tem em Ilhéus o seu principal pólo produtor de chocolate, herança bendita da combalida economia cacaueira que sofreu um duro golpe nos anos 80 e 90 do século 20. 

Muito além do chocolate, a cidade que também ficou por ser a terra de Gabriela, morena brejeira que foi criada por Jorge Amado, tem muitos outros atrativos que vão além do doce sabor da iguaria produzida a partir das amêndoas de cacau. A arquitetura da cidade, que tem prédios famosos como a catedral de São Sebastião, o Palácio Paranaguá, é um encontro com a história e com os tempos áureos da sociedade ilheense. 

Foto: Gabriel Carvalho

Alguns personagens do livro escrito por Amado em 1950 ainda habitam a cidade que possui lindas praias nos seus lados norte e sul como Olivença, Mamoã, Barramares, Batuba Beach, Milionários, dentre outras. Lugares descritos pelo escritor baiano mais conhecido no século passado também guardam um pouco das recordações da época dos barões e dos coronéis como o bar Vesúvio e o Bataclan, que hoje é um luxuoso restaurante, que abriga espetáculos e oferece uma boa comida. Há ainda as casas de cultura e arte, cine-teatro e as residências de Tonico Bastos, personagem de Gabriela e do coronel Misael Tavares. 

O doce sabor e as antigas fazendas 

Há dois anos, a Bahiatursa (Empresa de Turismo da Bahia) lançou o Rota do Chocolate, um roteiro especial que inclui visitas guiadas às fazendas de cacau, aldeias indígenas e fábricas de chocolate, além de passeios de barco. Na Fábrica de Chocolate Caseiro de Ilhéus, por exemplo, é possível ver todos os processos de produção desde a seleção das amêndoas de cacau até a embalagem.

 Foto: Tatiana Azeviche/Setur

Conhecida por servir de locação para as gravações da novela homônima, da TV Globo, a Fazenda Renascer é outra opção de visitação nos arredores de Ilhéus. Lá, além da apreciação da colheita e das caminhadas pelas barcaças (local usado para secagem das amêndoas), pode-se também fazer a degustação e experimentar um saboroso suco de cacau. Outras fazendas que podem ser visitadas são a Primavera e Yererê. 

A agência de viagem Encantur comercializa pacotes para visitas às fazendas de cacau em Ilhéus. Mais informações: www.encantur.com.br 

Os amantes do chocolate também têm mais motivos para visitar Ilhéus. Todos os anos, no mês de julho, a cidade sedia um Festival Internacional com cerca de 20 expositores, desde pequenos fabricantes de chocolate orgânico a indústrias consolidadas do produto. Além dos estandes comerciais, o evento também reúne apresentações de grupos e artistas consagrados da Música Popular Brasileira. 

Como chegar 
Terrestre - Pela BR-101 - Partindo de Salvador, capital da Bahia, a distância até Ilhéus é de 464 km. O primeiro trecho, pela BR-324, é de 100 km até Feira de Santana, e o restante pela BR-101 direto até Itabuna, de onde se chega a Ilhéus pela BA-262. Pela BA-001 – Partindo de Salvador (Via Ferry-boat), seguir a partir do Terminal de Bom Despacho pela BA-001, passando por toda a Costa do Dendê e também pelos municípios de Camamu e Itacaré em linha reta até Ilhéus. Por essa estrada, a viagem é pelo menos duas horas mais curta que pela BR-101. 

Aéreo -   Aeroporto Jorge Amado Rua Brig. Eduardo Gomes, s/n°, Pontal Tel:(73) 3234-4000 www.infraero.com.br 

Avianca www.avianca.com.br 
Azul www.voeazul.com.br 
Gol Tel: 0300-789-2121 www.voegol.com.br 
TAM Tel: 4002-5700 e 0800-57-5700 www.tam.com.br 

Mais informações www.bahia.com.br

Nenhum comentário: