segunda-feira, 15 de julho de 2013

Salvador Fest, um show de marketing



Gabriel Carvalho* (@gcarvalho79)

Que a classe média alta de Salvador torce o bico para o Salvador Fest, evento inicialmente voltado para o chamado povão, com atrações populares de ritmos como pagode baiano, samba, funk, arrocha e afins, todos já sabiam. O auge do preconceito veio na última edição após a morte da então “celebridade da periferia”, Kelly Ciclone, horas depois da sua participação e ovação durante a festa.

Mas este ano foi diferente. Um upgrade na grade de atrações e o convite feito a celebridades, além da cobertura especial feita por diversos veículos, dentre eles o site Ibahia, um dos mais respeitados do estado, ajudaram o evento a dar uma guinada no que se refere à imagem de um produto.

As participações ilustres de astros como Ivete Sangalo, Saulo Fernandes e os funkeiros da moda como a quase cantora Anitta fizeram com que pessoas que jamais imaginávamos compartilhassem em redes sociais fotos com seus nomes aliados ao slogan do evento: Fulano vai descer.

Se antes, os comentários dessas mesmas pessoas associavam a relação do evento com a redução da criminalidade no restante da cidade, no último domingo (14), foi só alegria. Eram compartilhamentos em Facebook, Twitter e Instagram feitos até com certo orgulho, tanto que a festa foi parar no Trend Topics local do Twitter, considerada a mais intelectual das redes sociais digitais.

Tudo isso leva a uma conclusão. A organização do evento adotou uma estratégia que beirou a perfeição, pois atuou em parceria com veículos estratégicos, trouxe de fora algumas pseudocelebridades para dar visibilidade nacional e colocou uma grade que, na opinião de muitos, levou qualidade à festa.

Outra hipótese a ser analisada é o fato de artistas considerados queridinhos da elite como Ivete Sangalo - que também é do povão, vale ressaltar – e Saulo Fernandes estejam de olho no importante mercado das classes C e D, que transformaram o rei do arrocha, Pablo, em um dos artistas mais comerciais do estado e no mais novo milionário da música baiana.

*Gabriel Carvalho é publicitário, jornalista e especialista em Assessoria de Comunicação Integrada e Redes Sociais.

Nenhum comentário: