Gabriel Carvalho* (@gcarvalho79)
Que a classe média alta de
Salvador torce o bico para o Salvador Fest, evento inicialmente voltado para o
chamado povão, com atrações populares de ritmos como pagode baiano, samba,
funk, arrocha e afins, todos já sabiam. O auge do preconceito veio na última
edição após a morte da então “celebridade da periferia”, Kelly Ciclone, horas
depois da sua participação e ovação durante a festa.
Mas este ano foi diferente.
Um upgrade na grade de atrações e o
convite feito a celebridades, além da cobertura especial feita por diversos
veículos, dentre eles o site Ibahia, um dos mais respeitados do estado, ajudaram
o evento a dar uma guinada no que se refere à imagem de um produto.
As participações ilustres de
astros como Ivete Sangalo, Saulo Fernandes e os funkeiros da moda como a quase
cantora Anitta fizeram com que pessoas que jamais imaginávamos compartilhassem em
redes sociais fotos com seus nomes aliados ao slogan do evento: Fulano vai descer.
Se antes, os comentários
dessas mesmas pessoas associavam a relação do evento com a redução da
criminalidade no restante da cidade, no último domingo (14), foi só alegria.
Eram compartilhamentos em Facebook, Twitter e Instagram feitos até com certo
orgulho, tanto que a festa foi parar no Trend Topics local do Twitter,
considerada a mais intelectual das redes sociais digitais.
Tudo isso leva a uma
conclusão. A organização do evento adotou uma estratégia que beirou a
perfeição, pois atuou em parceria com veículos estratégicos, trouxe de fora
algumas pseudocelebridades para dar visibilidade nacional e colocou uma grade
que, na opinião de muitos, levou qualidade à festa.
Outra hipótese a ser
analisada é o fato de artistas considerados queridinhos da elite como Ivete
Sangalo - que também é do povão, vale ressaltar – e Saulo Fernandes estejam de
olho no importante mercado das classes C e D, que transformaram o rei do
arrocha, Pablo, em um dos artistas mais comerciais do estado e no mais novo
milionário da música baiana.
*Gabriel
Carvalho é publicitário, jornalista e especialista em Assessoria de Comunicação
Integrada e Redes Sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário